Mineradora Nexa investe nos conceitos de Indústria 4.0 nas plantas do Brasil e Peru

Por Conexão Indústria 4.0 08/05/2019 - 11:03 hs
Foto: Nexa

A Nexa Resources e a Radix apresentaram no PI World 2019 um dos principais projetos que norteiam a reinvenção digital da mineradora. O evento, que foi realizado entre os dias 8 e 12 de abril, em São Francisco (EUA),  é o mais importante do mundo sobre PI System e reuniu especialistas para compartilhar práticas inovadoras sobre o uso do sistema.

Foram apresentados os avanços e ganhos do programa de reestruturação do PIMS (Process Information Management System) para a mineradora. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar a Nexa a avançar nos conceitos de Indústria 4.0 e Digital Workplace para potencializar objetivos estratégicos, como em eficiência e estabilidade de produção. O programa abrangeu plantas da mineradora no Brasil e no Peru.

Primeiramente, foram realizados projetos para reestruturar a arquitetura do PI, com foco em atualizações, disponibilidade, capacidade e segurança. Na segunda etapa, foram realizados projetos de estruturação e visualização de dados produtivos, gerenciamento de ativos e maior controle e eficiência na produção.

Procurando elevar o nível de maturidade na gestão do sistema, foi feito ainda um projeto de governança que resultou na criação de processos que institucionalizaram, dentro da Nexa, as responsabilidades e funções de cada pessoa, equipe e área ligada ao sistema. Também foram determinados os fluxos de atividades e indicadores (KPI’s) de cada processo. Desse modo, a Nexa garantiu um alto grau de monitoramento e organização da operação do sistema.

Por fim, importantes softwares que suprem demandas internas e alavancam a estratégia da Nexa em Analytics, Digital, Inteligência Operacional e Conformidade foram desenvolvidos e conectados ao PI System, fazendo interface direta à base e entregando informações mais relevantes e estratégicas para a Nexa.

Como resultados imediatos, a Nexa passou a acessar informações de produção de forma mais ampla e ágil. A democratização da informação e a padronização dos processos, a partir da governança, também aumentaram produtividade e segurança.

“O sistema se tornou estratégico na tomada de decisão dentro da Nexa. Alimenta, inclusive, outros sistemas e fornece informações para indicadores que são acompanhados diretamente pela diretoria da empresa” Patrick Gobetti, gerente de TI, que irá apresentar o projeto conjuntamente com equipe da Radix no evento.

“O PI não é mais visto como uma caixa-preta pelos usuários finais. Por conta disso, foram treinados e motivados a criar e compartilhar seus próprios relatórios, usando o PI como uma ferramenta estruturada para a padronização da informação. E este é um grande benefício, pois todos passam a ter uma única versão dos dados da planta, facilitando as análises e tomada de decisões”, diz Flávio Guimarães, CEO da Radix US.