A Nexa Resources e a Radix apresentaram no PI World 2019 um dos principais projetos que norteiam a reinvenção digital da mineradora. O evento, que foi realizado entre os dias 8 e 12 de abril, em São Francisco (EUA), é o mais importante do mundo sobre PI System e reuniu especialistas para compartilhar práticas inovadoras sobre o uso do sistema.
Foram apresentados os avanços e ganhos do programa de reestruturação do PIMS (Process Information Management System) para a mineradora. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar a Nexa a avançar nos conceitos de Indústria 4.0 e Digital Workplace para potencializar objetivos estratégicos, como em eficiência e estabilidade de produção. O programa abrangeu plantas da mineradora no Brasil e no Peru.
Primeiramente, foram realizados projetos para reestruturar a arquitetura do PI, com foco em atualizações, disponibilidade, capacidade e segurança. Na segunda etapa, foram realizados projetos de estruturação e visualização de dados produtivos, gerenciamento de ativos e maior controle e eficiência na produção.
Procurando elevar o nível de maturidade na gestão do sistema, foi feito ainda um projeto de governança que resultou na criação de processos que institucionalizaram, dentro da Nexa, as responsabilidades e funções de cada pessoa, equipe e área ligada ao sistema. Também foram determinados os fluxos de atividades e indicadores (KPI’s) de cada processo. Desse modo, a Nexa garantiu um alto grau de monitoramento e organização da operação do sistema.
Por fim, importantes softwares que suprem demandas internas e alavancam a estratégia da Nexa em Analytics, Digital, Inteligência Operacional e Conformidade foram desenvolvidos e conectados ao PI System, fazendo interface direta à base e entregando informações mais relevantes e estratégicas para a Nexa.
Como resultados imediatos, a Nexa passou a acessar informações de produção de forma mais ampla e ágil. A democratização da informação e a padronização dos processos, a partir da governança, também aumentaram produtividade e segurança.
“O sistema se tornou estratégico na tomada de decisão dentro da Nexa. Alimenta, inclusive, outros sistemas e fornece informações para indicadores que são acompanhados diretamente pela diretoria da empresa” Patrick Gobetti, gerente de TI, que irá apresentar o projeto conjuntamente com equipe da Radix no evento.
“O PI não é mais visto como uma caixa-preta pelos usuários finais. Por conta disso, foram treinados e motivados a criar e compartilhar seus próprios relatórios, usando o PI como uma ferramenta estruturada para a padronização da informação. E este é um grande benefício, pois todos passam a ter uma única versão dos dados da planta, facilitando as análises e tomada de decisões”, diz Flávio Guimarães, CEO da Radix US.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
2022 é o ano da Automação. O que esperar de um ano transformador?
Schneider Electric apresenta TeSys Giga com inovação digital para partidas de motores
Marrari lança Sistema de Supervisão Industrial PSi4 no formato Scada
Votorantim Cimentos aplica inteligência artificial para aperfeiçoar a manutenção em su...