InnovationForum 2019 mostra que tendências do futuro já são realidade

Encontro reuniu mais de 1.600 pessoas de todo o país para discussões sobre o futuro da tecnologia nas empresas

Por Conexão Indústria 4.0 02/05/2019 - 08:04 hs

Em um momento em que o mundo todo está mudando em ritmo acelerado por conta da tecnologia, falar sobre a transformação das empresas em companhias digitais nunca foi tão importante. E é por isto que o InnovationForum 2019, promovido pela Scansource-Network1, reuniu grandes líderes do mercado de tecnologia, fabricantes, canal e gestores de TI para discutir a tecnologia como centro da estratégia das companhias, além do papel transformador que elas já estão exercendo em diversos setores.

A quarta edição do evento, realizado no dia 17 de abril, em São Paulo (SP), teve recorde no número de presentes: mais de 1.600 pessoas no Espaço das Américas e mais 1.600 participantes online, de 19 estados brasileiros. O foco desta edição foi a inovação na atualidade, com uma série de apresentações que mostraram que o futuro já está acontecendo. 

Na abertura, o presidente da ScanSource-Network1 para América Latina, Alexandre Conde afirmou que o momento atual do setor de tecnologia brasileiro é positivo, mesmo considerando o panorama político atual. "Os resultados da ScanSource ilustram este cenário e a tendência é só aumentar", diz ele.

A primeira palestra foi com o especialista em inovação, Gil Giardelli, discutindo “Al Economy, a Era da economia da Inteligência Artificial e do Intangível”. Em pouco mais de 40 minutos, o professor apresentou uma série de implementações de tecnologia em saúde, música, construção, alimentação e diversas outras áreas, todas com traços de futurismo mas que já estão acontecendo na atualidade. Para enfatizar o seu ponto, Giardeli levou ao palco a robô Pepper, construída para ser capaz de ler emoções humanas. Em uma breve interação, os participantes puderam comprovar que ter robôs contribuindo no dia a dia dos profissionais já é uma realidade.

Em seguida, a Lei Geral de Proteção de Dados foi discutida na palestra da especialista em direito digital Patrícia Peck. Trazendo exemplos práticos, a advogada reiterou a importância de adequar as empresas para cumprir com a lei que deve entrar em vigor em agosto de 2020. "Achei muito interessante o que o Gil disse na palestra dele, sobre como é necessário cruzar fronteiras para que a inovação aconteça. Mas dentro das nossas empresas é nosso papel certificar que os direitos humanos sejam respeitados e que as coisas não passem do limite. Afinal, uma coisa não exclui a outra. A inovação deve andar de um lado, e a ética e compliance do outro" afirma ela.

A terceira palestra foi ministrada pelo diretor executivo da FGV In Company, João Lins. Sob o título "O Futuro da Força de Trabalho", o especialista se dedicou a mostrar como o trabalho como o conhecemos hoje deve mudar drasticamente e que não é possível mais se manter alheio a isso. 

Por último, o CEO da Inova Consulting e da Inova Business School Luis Rasquilha apresentou as "Megatendências 2020/2030", estudo desenvolvido em parceria com centenas de profissionais para nortear empresas de como se adaptar nas tendências e novas tecnologias no mercado.

Dois painéis também enriqueceram as discussões. O primeiro, "Economia Digital e Privacidade dos Dados" contou com grandes nomes da indústria como Luis Gonçalves, Presidente da Dell EMC Brasil, Ricardo Brognoli, Presidente da HPE Brasil, Fernando Santos, Head of Sales da Kaspersky e Vanderlei Ferreira, Presidente da Zebra Brasil, que abordaram as oportunidades com os impactos da novas necessidades tecnológicas nas empresas.

Já o segundo painel, "Tendências da Próxima Década e Insights Para os Negócios do Futuro" levou ao palco Renato Crepaldi, diretor de distribuição para América Latina da Cisco, Murilo Costa, Head de Vendas da Honeywell Brasil, Priscilla Laham, VP de Vendas da Microsoft Brasil e Cláudio Raupp, Presidente da HP Inc. Brasil, bem como João Lins e Luis Rasquilha, além de Christy Thompson, CMO da ScanSource. Nele, os painelistas discutiram as tendências para a próxima década e como eles enxergam os impactos da tecnologia em seus negócios no futuro.

Em resumo, o evento foi importante para que os participantes percebessem que não há tempo a perder. E ao contrário do que muitos podem pensar, o momento do país anda, sim, propício para investimento em tecnologia. "Geralmente se fala muito que o mercado de tecnologia cresce de duas a três vezes mais que o PIB brasileiro, mas podemos ver que este número está chegando a quase cinco vezes. Então, se as pessoas acham que as coisas não estão acontecendo por conta do momento que a economia brasileira passa, é bom abrir os olhos porque as coisas estão acontecendo, sim, e o mercado de tecnologia está gastando mais proporcionalmente do que sempre gastou, só é necessário que os canais mostrem aos seus clientes que existem bons planos e motivos para que o dinheiro seja investido", afirma Conde.

Outras edições do evento já estão programadas em Bogotá, no dia 05 de junho, e em Brasília (DF), em 07 de agosto. Curitiba (PR) e Salvador (BA) também devem receber o evento, porém as datas ainda não foram divulgadas.